sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Programa detalhado - 27 de Janeiro

9h30 Sessão de abertura (Anfiteatro Nobre)
Virgílio Borges Pereira (Presidente do ISFLUP)
João Teixeira Lopes (Presidente do Departamento de Sociologia da FLUP)
Maria de Fátima Marinho (Presidente da FLUP)
Ana Diogo (Co-coordenadora da Secção de Sociologia da Educação da APS)
Pedro Cunha (Subdirector-Geral da DGIDC)
Luísa Quaresma (Membro da Comissão Organizadora)

11h Conferência inaugural (Anfiteatro Nobre)
João Teixeira Lopes (DS/ISFLUP) - As escolas às conquista do (seu?) território
Bernard Lahire (École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines - La transmission familiale de l’ordre inégal des choses

14.30 1ª Sessão de mesas paralelas

Mesa 1 a) - Que margem de manobra para as escolas: políticas educativas, inovação organizacional e mudança social (Anfiteatro Nobre)
Moderadora: Leonor Torres (UM)
Relatora: Elisabete Ferreira (FPCEUP)

Alexandre Calado (ISCTE-IUL) e Pedro Estêvão (ISCTE-IUL)2 - O “Despacho 50”: a construção de uma medida de política educativa.
Marco Trigo (CESNOVA) e Susana Batista (Univ. Nova de Lisboa) - Das directivas político-normativas aos seus modos de apropriação: para uma análise da relação escola/ comunidade nos discursos dos agentes escolares
Geraldiny Caldeira (Univ. Federal Rio de Janeiro – Brasil) - A Politécnica como princípio pedagógico
Luísa Veloso, Daniela Craveiro e Telma Caixeirinho (ISCTE – CIES) - Avaliação externa e organizações escolares


Mesa 2 - Territórios educativos e currículo escolar (Sala de Reuniões)
Moderadora: Carlinda Leite (FPCEUP)/Ana Mouraz (FPCEUP)
Relatora: Luísa Alonso (UM)

Margarida Quintela Martins, Belén Rando e César Madureira (Instituto Nacional de Administração, I.P.) - Actividades de Enriquecimento Curricular das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico – Estudos de Caso em Lisboa e Porto
Patrícia Torres de Ramos e Isabel Candeias (UM) - Projecto curricular integrado: uma experiência de investigação-acção no contexto de uma turma de 8º ano de um Percurso Curricular Alternativo
Gonçalo Nuno Ramos Maia Marques ( ESE - Instituto Politécnico de Viana do Castelo) - A importância do conhecimento histórico na construção identitária e social das primeiras idades
Jorge Ilídio Faria Martins (Observatório da Cidade Educadora/ FPCEUP) – Num território hegemonizado pela oferta municipal de actividades de desenvolvimento curricular, Ramalde proclama-se a “aldeia dos gauleses”. Com que razões? Com que resultados?
Carla Sónia Lopes da Silva Serrão (ESE - Instituto Politécnico do Porto) - A educação sexual nos territórios educativos e no currículo escolar, de que forma?


Mesa 3 a) - Territórios e agentes educativos (Anfiteatro I)
Moderador: José Palhares (UM)
Relator: Pedro Silva (ESECS – Instituto Politécnico de Leiria)

Alexandra  Aníbal (CIES/ISCTE) - Aprender com a Vida: retratos e trajectórias de adultos portugueses pouco escolarizados
Sandra Saúde & Sandra Lopes (Instituto Politécnico de Beja) - Aprendizagens e Percursos Formativos: Interligações e Disrupções. O estudo de caso dos técnicos de Animação Sociocultural
Armando Paulo Ferreira Loureiro (UTAD) - Sociologia da Educação: novos territórios e agentes educativos
Jorge Manuel Salgado Simões (CMTV) - Torres Novas. Território Educativo. Território Educador. Experiências de intervenção local em Educação


16.30 2ª Sessão de mesas paralelas

Mesa 1 b) - Que margem de manobra para as escolas: políticas educativas, inovação organizacional e mudança social (Anfiteatro Nobre)
Moderadora: Leonor Torres (UM)
Relatora: Elisabete Ferreira (FPCEUP)
 
Pedro Silva (ESECS - Instituto Politécnico Leiria), Ana Diogo (CES-UA), Carlos Gomes (UA), Joana Viana (UL, IST), António Barreto (Escola Básica Integrada Canto da Maia), Maria da Conceição Fernandes (Agrupamento de Escolas José Saraiva), Maria da Conceição de Sousa (Agrupamento de Escolas José Saraiva) - Usos do computador Magalhães entre a escola e a família: sobre a apropriação de uma política educativa em duas comunidades escolares
Susana Faria (ESECS /CIID  - Instituto Politécnico de Leiria) - Os sistemas de comunicação educacional como sistemas híbridos: um esforço de conceptualização
Angelina Carvalho & Manuela Ramôa (Universidade Católica) - Do Centro às Periferias: do Programa TEIP 2 aos projectos TEIP
João Sebastião (ESE Santarém); Joana Campos (ESE Lisboa); Sara Merlini (Observ. Seg. Escolar) - Contextos escolares e violência: uma análise comparada das determinantes organizacionais, formas de regulação e prevenção

Mesa 3 b) - Territórios e agentes educativos (Sala de Reuniões)
Moderadora: Carlinda Leite (FPCEUP)
Relatora: Luísa Alonso (UM)

Deolinda Araújo (Instituto Politécnico Porto), Elisabete Ferreira (FPCEUP)  e José Alberto Correia (FPCEUP) - Sentidos em construção: vozes e olhares dos professores em territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP)
Ricardo Manuel Neves Vieira e Ana Maria de Sousa Neves Vieira (CIID- Instituto Politécnico de Leiria) - Territórios Educativos e mecanismos de lidar com a diferença na escola
Tiago Neves, Isabel Silva Cruz e Rosário Silva (FPCEUP) – Entre constrangimentos e potencialidades: o papel das escolas no combate à pobreza e exclusão social
Aurora Paixão (Agrupamento Vertical de Escolas de Ferreira do Alentejo) e Sandra Saúde (Instituto Politécnico de Beja) - Educação informal intergeracional: o caso da transmissão dos usos e costumes da medicina popular
Helena Arcanjo Martins (UA), António Neto-Mendes (UA) e A.M. Rochette Cordeiro (UC) - Cartas Educativas: soluções de reordenamento da rede escolar e mudanças no(s) território(s)

Mesa 4 a) - Percursos escolares, transições e desigualdades (Anfiteatro I)
Moderador: Pedro Abrantes (ISCTE)
Relatora: Natália Alves (FPCEUL)

Cristina Roldão (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, CIES-IUL) - Um Retrato dos Trajectos de Contratendência de Sentido Ascendente no Ensino Secundário 
Elsa Teixeira (FPCEUP) - Percursos Singulares de Jovens no Ensino Superior
José Augusto Palhares e Leonor Lima Torres (Instituto da Educação da UM) - Percursos de Excelência no Ensino Secundário: representações e práticas de alunos distinguidos num quadro de excelência
Sara Sousa (FPCEUP) e Sofia Marques da Silva (FPCEUP/CIIE) - Narrativas Biográficas de Mulheres e Raparigas surdas: reconhecer diferentes trajectórias escolares
Alexandra Leandro (ISCTE) - A Transição para o 5.º ano: expectativas e impossibilidades num território problemático

18.30 Reunião da Secção de Educação da APS (Anfiteatro Nobre)

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