sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Programa detalhado - 28 de Janeiro

9.30 3ª Sessão de mesas paralelas
Mesa 4 b) - Percursos escolares, transições e desigualdades
(Anfiteatro I)
Moderador: Pedro Abrantes (ISCTE)
Relatora: Natália Alves (FPCEUL)

Ângela Matos, Carlos Manuel Gonçalves, Mónica Santos e Patrícia Amaral (ISFLUP) - Orientação vocacional e trajectos escolares e profissionais
Maria Sidalina (Instituto Superior de Serviço Social do Porto) - Narrativas de transição de jovens de meios populares: das derivas na escola regular à reconstrução da relação com o saber no sistema de aprendizagem.
Ana Paula Marques (CICS/UM) e Rita Moreira (CICS/UM) - Empreendedorismo na Universidade do Minho. O potencial empreendedor dos diplomados do ensino superior numa perspectiva educativa.
Sofia Pereira (CEMRI / ISCTE-IUL) - (Re)Construindo Percursos Qualitativos – Os Cursos de Educação e Formação de Adultos enquanto espaço de valorização das competências
Luísa Saavedra, Telma Loureiro, Ana Daniela Silva, Liliana Faria, Alexandra Araújo, Sara Ferreira, Cristina Vieira, Maria do Céu Taveira (UM) – Diferentes olhares (de raparigas) sobre o mundo dos homens: escolher ou não escolher as Engenharias

Mesa 5 - Territórios educativos e composição/selecção da população escolar (Anfiteatro II)
Moderadora: Ana Diogo (Univ. Açores)
Relatora: Maria José Casa-Nova (UM)

Nuno Serra (Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Nisa) - Para além das imagens da educação e das políticas educativas. Representações dos alunos do ensino profissional sobre o papel da escola nos seus percursos biográficos
Jorge Almeida (ISCTE) - Capital Social e resultados escolares: a importância da participação dos pais
Teresa Seabra, Patrícia Ávila, Leonor Castro, Vera Henriques (ISCTE-IUL) - Populações escolares de origem imigrante na AML: localização e resultados
Maria Eugénia Álvares (CIES) - Ser e Aprender: A Resposta TEIP no Combate às Desigualdades Sociais na Educação
João Sedas Nunes (Cesnova – FCSH/UNL) - Da(s) diferença(s) escolar(es): lógica da acção e regimes de envolvimento

Mesa 6 - Experiências e vozes dos jovens na escola (Sala de Reuniões)
Moderador: Luís Rothes (ESE-IPP)
Relatora: Sandra Mateus (ISCTE)

Teresa Dias e Isabel Menezes (FPCEUP) – Cidadania e participação: potencialidades dos alunos, percepções/expectativas dos professores
Cecília Santos (Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti – ESEPF) - A(s) voz(es) de jovens alunos do ensino secundário: experiências, dilemas e expectativas
Catarina Almeida Tomás (ESELx e CICS, Universidade do Minho) e Ana Bernardo Gama (ESELx) - Cultura de (não) participação das crianças em contexto escolar
Marta Vale e Sofia Marques da Silva (FPCEUP) - “Jovens e Escola na Zona Histórica do Porto”: de um tempo escolar desvalorizado a um tempo e espaço de lazer
Paulo Marinho (FPCEUP) e Elisabete Ferreira (FPCEUP) – Os jovens num território educativo de intervenção prioritária (TEIP): oportunidades e sentidos

11.30 Mesa redonda 1: Experiências educativas e vivências no terreno escolar (AnfiteatroI)
Moderadora: Sofia Marques da Silva (FPCEUP)
Oradores: Dautarin da Costa  (Escola da Apelação) - O técnico, a (in)disciplina e a cultura de Escola
                Joana Jesus (Escola Manuel da Maia) - Um espaço para improvisar...uma vivência possível? – O Gabinete de Apoio ao Aluno (TEIP) do Agrupamento de Escolas Manuel da Maia (Lisboa)
                Selma Rego (Escola Darque) - NAIADE - Uma estratégia de combate ao bullying
     Tiago Pinto (Escola de Miragaia) - “Despertar Saberes" - Projecto TEIP II - Escola Básica de Miragaia
     Susana Magalhães (Escola Óscar Lopes) - Acreditar, decidir e agir
     Nelson Matias (DGIDC) - Escolas TEIP2: do projecto ao contrato, das estratégias aos resultados - um caminho para a autonomia?
 
14.30 Mesa redonda 2: A sociologia da educação em Portugal: investigação e ensino (Anfiteatro I)
Moderador: Telmo Caria (UTAD)

Oradores: Almerindo Janela Afonso (UM) - A crise, a educação e os sociólogos da educação: podemos imaginar outros caminhos?
     Helena Araújo (FPCEUP) - A Sociologia da Educação e a 'viragem para a cultura': algumas acentuações
     João Sebastião (ISCTE) - Diversidade dos alunos e pluralismo teórico: como e o que ensinar?
     José Madureira Pinto (UP) - Contributos da sociologia da educação para o ensino da sociologia


16.30 Sessão de encerramento (Anfiteatro I)
Mª Manuel Vieira (ICS) - Fazer a sociedade a partir das singularidades – o “trabalho sobre o outro” em escolas TEIP
Luísa Cortesão (FPCEUP) - Excelência académica na Escola de hoje...e a Justiça Cognitiva?
Agnès Van Zanten  (Science Po/CNRS) - Agir sur les territoires éducatifs en difficulté ou en sortir les meilleurs élèves?

Sem comentários:

Enviar um comentário